O Haras

Por que Haras Cascatinha?

Porque existe uma cascata pequena de água mineral que deságua em uma piscina de pedras, proporcionado um banho inigualável, na sede do Haras Cascatinha em Aldeia, Camaragibe-PE., por isso o nome “CASCATINHA”, não é por acaso.

A Fazenda e Haras Cascatinha está localizado inicialmente em Aldeia, município de Camaragibe-PE., e mostra como tudo começou na criação do cavalo Mangalarga Marchador, tendo também unidades de cria e recria de Cavalos, Gado de Corte e Leite na Cidade de Limoeiro-PE.

A família Fragoso composta por João Fragoso, Eliane Viana e Marcelo e Felipe Fragoso, sempre teve experiências com animais, principalmente eqüinos, pois já criava cavalos da Raça Quarto de Milha, no qual utilizavam-se destes animais para a prática da “vaquejada”, esporte que aqui no nordeste é bastante conhecido.

Mas e o Mangalarga Marchador ? Um dia a Família Fragoso manteve contato pessoal com uma criadora da raça Mangalarga Marchador e surgiu um convite para conhecer os animais do seu criatório, pois Eliane matriarca da família em diálogo com esta criadora informou que gostava muito de cavalgar e tinha uma égua que havia sido presenteada a ela (Eliane) sendo da raça quarto de milha, e esta criadora sugeriu que a Família Fragoso fosse conhecer tal raça.No dia em que a Família Fragoso foi ao seu criatório conhecer os animais da raça Mangalarga Marchador ficaram encantados, não só com sua beleza, mas com a docilidade, agilidade, inteligência e diversos tipos de marcha que ele tem, montou-se em vários animais, sendo uma maravilha.

Daí em diante, iniciou-se a compra do nosso primeiro Mangalarga Marchador que se chamava ASA BRANCA BOM DIA, um tordilho lindo, um andamento de marcha picada maravilhoso, e em seguida HEREGE DO MEL que Marcelo Fragoso tinha uma verdadeira adoração, o que permitiu levá-los a participar de provas de marcha e exposições, conseguindo obter diversos campeonatos, lembrando que a primeira exposição que levamos estes dois animais foi no interior de Pernambuco na Cidade chamada São Bento do Una em 2001, depois levamos os animais a etapa de marcha do Haras Ipojuca em Gravatá-PE. e então ninguém mais segurou esta família..., levávamos a todas as etapas e exposições que apareciam, queríamos ouvir a opinião dos árbitros que vinham julgar aqui no nordeste e com isso fomos aprendendo cada vez mais, juntamente com os amigos criadores e aprimorando mais e mais a criação e o tratamento de nossos animais.

Precisando adquirir éguas para o início da criação, adquiriu-se da Fazenda CAPRI a égua RARIDADE DE CAPRI, pense numa égua arretada de boa! Participou de várias etapas e exposições e ganhou muitas, que andamento, hoje cavalga e faz muita gente feliz.

Com o passar do tempo adquiriu-se mais éguas e cavalos de diversas linhagens para tirarmos crias, dentre os quais BRILHANTE SAEL que foi Campeão dos Campeões Nacional de Marcha Picada no ano de 2005 e que sua produção em breve estará se apresentando nas pistas, pode-se citar como éguas URBANA DA LAGOA DA SERRA reservada Grande Campeã Nacional da Raça e PRECIOSA DA LAGOA DA SERRA Campeã Nacional de Marcha Picada e Reservada Grande Campeã de Marcha Picada, dentre outros animais, tais como Caxias PS Campeão Nacional Cavalo Castrado 2004, 2005, 2006 e 2007.

Toda minha família ama cavalos, todos montam e participam dos eventos, sejam leilões, exposições, etapas de marcha, cavalgada... e por falar nela a família Fragoso faz em nossa região a CAVALGADA DAS AMAZONAS um evento grandioso onde a participação da família é incentivada, pois Eliane Viana e amigas organizam este evento, onde tem a colaboração de diversos patrocinadores que além de ajudarem literalmente montam em seus animais ou de amigos, o que é muito gratificante.

Já no Gado de Corte iniciou-se a criação com Nelores Cara Branca, e posteriormente houve a aquisição de uma Vaca Nelore PO chamada CARINA DA PITÚ que foi Grande Campeã da Raça nas Exposições que passou inclusive na Norte-Nordeste de 2005. Assim a Família Fragoso adquiriu outras matrizes e vem fazendo seu trabalho de seleção.

o Gado Pitangueira a Família adquiriu exemplares do amigo Mário Borba e continua sua seleção, no Pônei começou-se adquirindo alguns animais e Mini-Gado também, onde a Família Fragoso vem fazendo uma seleção de exemplares de qualidade comprovada.

Assim iniciou-se esta História de criação voltada para a Seleção de Eqüinos e Bovinos que muito orgulha a Família Fragoso.